30.4.11

O Espaço Imaginário

Os livros e os papéis formam composições geométricas sobre as mesas. Se lhes juntarmos os arabescos dos fios, caminhamos para a abstracção pura.

«Os nossos sentidos não estão preparados para imaginarem espaços mais do que tridimensionais. (...) Impõe-se-nos agora a tarefa de, com elementos materiais, formar o espaço imaginário.»
(El Lissitzky)

1 comentário:

Galeota disse...

Como geógrafa e professora de Geografia apresento a minha concepção de espaço:

EDUCAR PARA O DESENVOLVIMENTO: OS CONTRIBUTOS DA GEOGRAFIA

1 - Introdução

Neste artigo abordam-se alguns contibutos da Educação Geográfica para o Desenvolvimento. A Geografia, desde há longa data constrói a sua identidade na relação do mundo físico com o mundo social e, por isso, muitos têm sido os autores que lhe atribuem uma posição de charneira entre as ciências. Este atributo adquire particular importância quando o tema em causa são as desigualdades sociais, não só entre pessoas, mas também entre povos, culturas ou comunidades, porque estas se inserem em espaços concretos, e um dos grandes objectivos da educação dos nossos dias consiste na formação de cidadãos responsáveis. Não é por isso estranho que entre as dimensões mais valorizadas pela Carta Internacional da Educação Geográfica se conte a Educação para o Desenvolvimento e a Educação para a Cidadania.
... "

in InforGeo 15 - 2000 - Associação Portuguesa de Geógrafos.(Artigo de Cristina Peixinho e Maria Leonor Gracias) - Edições Colibri.