14.12.14

Encontro de Évora Sketchers em Nossa Senhora da Boa Fé

Havia sido marcado um Encontro de desenhadores às 15 horas em Nossa Senhora da Boa Fé, uma povoação do distrito de Évora que outrora pertencera a Montemor-o-Novo, aproveitando um evento chamado «A Rota das Igrejas» organizada conjuntamente pelo Gabinete de Arquitectura e Património da Arquidiocese de Évora, pela Comissão Diocesana dos Bens Culturais e pela Câmara Municipal de Évora.
Igreja de Nossa Senhora da Boa Fé
Encontrei-me com o João Matos e a Márcia Barbosa pela manhã em Évora com a finalidade de desenharmos antes do encontro.
Chovia um pouco, não era possível desenhar no exterior. Parámos num café em Guadalupe e bebemos um vinho abafado. Aí começámos a desenhar.
O almoço foi num restaurante fantástico onde o menu era cantado entre o rap e o fado. As entradas foram uns deliciosos e crocantes torresmos do rissol e um queijo fresco de ovelha.
Para sobremesa um delicioso bolo de chocolate e côco.
A caminho do nosso ponto de encontro, o João Matos levou-nos ao Convento dos Monges que, neste momento, é uma ruína irrecuperável. Foi fundadoo no início do séc. XXVIII por eremitas que viviam em penitência de abstinência e oração. Sofreu bastantes estragos no terramoto de 1755, foi reconstruído mas acabou desactivado quando, em meados do séc. XIX, as ordens religiosas foram extintas.
A imagem mostra uma vista dos claustros.
 
Chegados a Nossa Senhora da Boa Fé, desenhámos a Igreja. De seguida dirigimo-nos à ponte do Lagar da Boa Fé sobre a Ribeira de S. Brissos. É uma ponte do séc. XVIII que fica perto da Igreja. Chamam-lhe ponte romana e, embora tenha três arcos romanos e haja vestígios romanos no local e eu a tenha identificado assim, não é.
Acabámos o dia, já noite, numa tasca em S. Sebastião da Giesteira a beber outro abafadinho. A Márcia optou por um chá de limão.

Dos Encontros de Évora costumamos dizer no final "Foi muito bom!". E há quem diga de seguida "São todos!". E são mesmo.

7 comentários:

nelson paciencia disse...

Super-reportagem!

Rosário disse...

Belo encontro!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Suzana disse...

Muito bonitos :)

Fernanda Lamelas disse...

Maravilha!

Luis Gabriel Marques disse...

Boa reportagem! Bons desenhos!

Unknown disse...

Por momentos senti uma pontinha de inveja :) que lugares extraordinários e que dizer dos desenhos? Sao fantásticos, fabulosos. Estao de parabéns!